O movimento e a transformação.

Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Psicanálise

A Psicanálise é um método de investigação aplicada em uma prática profissional. Caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como sonhos, delírios ou atos falhos.
É usada para psicoterapias, aconselhamento, orientação.

Método catártico
Tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Por exemplo, na vida de uma pessoa houve um acontecimento envolto em muita emoção, seja abuso sexual, tortura, etc.  Essa emoção não pode manifestar-se em ações verbalmente, fazendo surgir um trauma psíquico.
Do trauma surge o mal psíquico, alimentado pelos restos daquela emoção reprimida, e que permanecem no inconsciente. O indivíduo se torna histérico. Entretanto, o indivíduo não tem conhecimento consciente do trauma, isto é, não se lembra dos fatos ou daquele acontecimento específico que provocou o mal. Enfim, para livrar o paciente, será necessário submetê-lo à hipnose. 


Repressão 
Processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência uma idéia ou representação dolorosa que está na origem do sistema.  


A descoberta do inconsciente.

O esquecido era sempre algo penoso para o indivíduo, e era exatamente por isso que havia sido esquecido e o penoso não significava, necessariamente, sempre algo ruim, mas podia se referir a algo bom que se perdera. 

Inconsciente: conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Esses conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, ''foram'' para o inconsciente. Ex: quando você aprendeu a andar. 

Consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Ex:  data.

Pré-consciente: é aquilo que não está na consciência no momento, mas no momento seguinte pode estar. Ex: número de celular da mãe.


Id: é onde se localiza as pulsões de vida e morte. É regido pelo princípio do prazer. 

Ego: é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do Id, as exigências da realidade e as ordens do superego. Procura dar conta dos interesses da pessoa. 

Superego: internalização das proibições, dos limites e da autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário