O movimento e a transformação.

Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.

domingo, 28 de outubro de 2012

Behaviorismo

O comportamento respondente.
O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de ''não-voluntário'' e inclui as respostas que são eliciadas por estímulos antecedentes do ambiente. Como por exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas ''lágrimas de cebola'' e etc. 

O comportamento operante.
O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana, como o bebê ao agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço, e até mesmo a leitura que você está fazendo desse texto é um exemplo de comportamento operante, assim como escrever uma carta, chamar o táxi com a mão, tocar um instrumento, etc. 
Animais como ratos, pombos e macacos foram utilizados pelos analistas experimentais do comportamento para verificar como as variações no ambiente interferiam no comportamento. Tais experimentos permitiram-lhes fazer afirmações sobre o que chamaram de leis comportamentais.

Um ratinho foi colocado na caixa do experimentalista Skinner - um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo (camuflado) que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste. 
Que resposta esperava-se do ratinho? - Que pressionasse a barra. Como isso ocorreu pela primeira vez? - Por acaso. Durante a exploração da caixa, o ratinho pressionou a barra acidentalmente, o que lhe trouxe, pela primeira vez, uma gotinha de água, que, devido à sede, fora rapidamente consumida. Por ter obtido água ao encostar na barra quando sentia sede, constatou-se a alta probabilidade de que, estando em situação semelhante, o ratinho a pressionasse novamente.

Reforçamento
Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

Reforço positivo:   estímulo acrescentado para aumentar a resposta. Por exemplo: após uma criança realizar uma tarefa com sucesso o professor pode reconhecer com elogios. Se com esta postura do professor a criança continue tirando notas boas, isso implica dizer que os elogios do professor foram um reforço positivo. 

Reforço negativo: estímulo retirado para aumentar a resposta. Por exemplo: dar o que a criança deseja para parar a birra.

Esquiva
Você com certeza sabe que o raio (primeiro estímulo) precede à trovoada (segundo estímulo), que o chiado precede ao estouro dos rojões, que o som do ''motorzinho'' usado pelo dentista precede à dor no dente. Esses estímulos nos possibilitam evitar ou reduzir a magnitude dos seguintes, ou seja, tapamos os ouvidos para evitar o estouro dos trovões ou desviarmos o rosto do motorzinho usado pelo dentista.

Extinção
Processo no qual uma resposta deixa de ser reforçada. Como consequência, a resposta poderá até mesmo deixar de ser emitida. Por exemplo: quando uma menina, que você estava paquerando, deixa de lhe olhar e passa a ignorar, suas investidas tenderão a desaparecer. 

Punição
O trânsito é um excelente exemplo. Apesar das punições aplicadas a motoristas e pedestres na maior parte das infrações cometidas no trânsito, tais punições não os têm motivado a adotar um comportamento considerado adequado para o trânsito. Em vez de adotarem novos comportamentos, tornaram-se especialistas na esquiva e na fuga.



Texto tirado do livro Psicologias - uma introdução ao estudo da psicologia.

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