O movimento e a transformação.

Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.

domingo, 28 de outubro de 2012

História da Psicologia

Toda e qualquer produção humana, como uma cadeira, uma religião, um computador, uma obra de arte, uma teoria científica, tem por trás de si a contribuição de inúmeros homens, que, num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram idéias, isto é, por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a história.
Os filósofos pré-socráticos (assim chamados por antecederem Sócrates, filósofo grego) preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. Discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe.
Mas é com Sócrates (469-399 a.C.) que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica do homem era a razão.
O passo seguinte é dado por Platão (427-347 a.C.), discípulo de Sócrates. Esse filósofo procurou definir um ''lugar'' para a razãono nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. Para Platão, quand oalguém morria, o corpo desaparecia, mas, a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão, postulava que a alma e o corpo não podem ser dissociados.   Definiu que os animais teriam a alma sensitiva, que tem a função de percepção e movimento. E o homem teria os dois níveis anteriores e a alma racional, que tem a função pensante.



Texto tirado do livro Psicologias - uma introdução ao estudo da psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário