O movimento e a transformação.

Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.

domingo, 28 de outubro de 2012

Gestalt

A Gestalt, estuda os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica (quando o estímulo físico é percebido de forma diferente da real).


Boa forma 

Quantas vezes já nos aconteceu de cumprimentarmos a distância uma pessoa conhecida e, ao chegarmos mais perto, depararmos com um desconhecido. Um erro de percepção nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Ora, ocorre que, no momento em que confundimos a pessoa, estávamos ''de fato'', cumprimentado nosso amigo.  Outro exemplo, na figura acima, se fixarmos o olhar para a parte preta, percemos uma taça, mas, se fixarmos o olhar para a parte branca, o que veremos são dois rostos. Torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo.

A Gestalt busca o fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura ou objeto.


Percepção

A percepção é norteada pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura. Por exemplo, nós percebemos a figura ao lado como um triângulo, e não como seis pequenos pontos ou círculos.






Campo psicológico

Tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas. Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios:

1. Proximidade - os elementos mais próximos tendem a ser agrupados:  vemos três colunas e não seis linhas na figura abaixo.




2. Semelhança - os elementos semelhantes são agrupados: vemos quatro linhas e não  quatro colunas abaixo.


3. Fechamento - ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão: vemos um triângulo e não alguns traços.




Insight

Exemplificando, é possível a uma criança de 3 anos, que não sabe ler, distinguir a logomarca de um refrigerante e nomeá-lo corretamente. Ela separou a palavra na sua totalidade, distinguindo a figura e o fundo. No caso, a criança não aprendeu a ler a palavra juntando as letras, como nos ensinaram, mas dando significado ao todo. 




O termo Insight também é usado quando temos uma compreensão imediata, enquanto uma espécie de entendimento interno. Exemplo: idéia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário